NUTRISAUDE

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sexta-feira, 15 de julho de 2016

Mau Hálito x Alimentação

Boa tarde leitoras e leitores, hoje vamos falar sobre mau hálito, mais o que esse problema desagradável tem em relação com a alimentação? É isso que iremos descobrir agora...Boa leitura a todos ;)

Quão desagradável é este problema, tanto para quem tem, como para os que o rodeiam! Tem sido a causa de afastamento de amigos, colegas de trabalho e namorados. A boa notícia é que existe solução. E vale a pena buscá-la.
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Causas Possíveis 
  • A causa mais importante é o apodrecimento de partículas alimentares presas entre os dentes ou nas mais variadas partes da cavidade bucal;
  • Baixa ingestão de água durante o dia. Com isso há produção insuficiente de saliva. Se a produção é normal. a saliva realiza a limpeza quase que continua da boca. Beber pouca água também compromete a eliminação adequada dos produtos de excreção dos rins, pele e intestino;
  • ´Putrefação intestinal ou prisão de ventre;
  • Uso de bebidas alcoólicas e/ou fumo.
Hábitos alimentares prejudiciais 
  • Comer muito (quantidade excessiva);
  • Mastigar pouco e comer com pressa ;
  •  Usar alimentos que não combinam adequadamente com o seu organismo;
  • Refeições noturnas, especialmente se exigirem longa digestão;
  • Usar uma grande variedade de alimentos na mesma refeição;
  • Usar líquidos com finalidade de amolecer os alimentos para mastigar menos e engolir facilmente.
Medidas sugestivas
  • Pare de fumas e/ou beber.
  • Escove os dentes, gengiva, língua e céu da boca após cada refeição enxágue , gargarejando com água morna.
  • Use fio dental após cada refeição.
  • Beba bastante água , de maneira que sua urina saia sempre clara.
  • Corrija problemas de saúde como gastrite, úlcera, flatulência, intestino preso, problemas hepáticos.
Alimentação
  • Deve ser rica em frutas, verduras cruas, cereais integrais. 
  • Evitar alimentos de difícil digestão.
 Prefira os seguintes alimentos:
  • Verduras: salsinha crua, funcho, alface, acelga, almeirão, catalônia, escarola, hortelã, chicória, broto de alfafa, trevo, etc.
  • Enfatize alimentos amargos para estimular o fluxo de saliva.
  • Legumes: abóbora, beterraba, jiló, quiabo, couve-flor, abobrinha, azeitona, palmito, alcachofra, vagem e cenoura.
  • Frutas: mamão, abacaxi, maçã, pera, pinha, figo, caqui mole, manga, mexerica, morango, nêspera, damasco, pêssego, atemoia.
  • Frutas secas: figo, tâmaras, ameixa.
  • Cereais: aveia, cevada, milho- verde, trigo em grão, arroz integral.
  • Iogurte desnatado natural.
Evite os seguintes alimentos:
  • Gordurosos: frituras, massas podres, margarinas, receitas com alto teor de gordura, etc.
#ficaadica
Beijos 

Jéssica Borges Pereira CRN3 45980/P