NUTRISAUDE

.

terça-feira, 12 de julho de 2016

O QUE SÃO CALORIAS DOS ALIMENTOS?

Bom dia leitoras e leitores, hoje o assunto é calorias, isso mesmo calorias! A grande maioria tem um conceito de calorias errado e é importante que isso seja esclarecido para que não aconteça duvidas na hora do consumo dos alimentos então vamos lá saber o que é caloria dos alimentos. ;) Boa leitura a todos...

O que são calorias?
Resultado de imagem para calorias

Caloria é quantidade de calor que o alimento fornece após ser digerido e metabolizado pelo nosso organismo. Ou seja, quando nos referimos às calorias de um alimento, estamos falando da quantidade de energia que este alimento é capaz de nos fornecer.
A energia proveniente dos alimentos é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Durante o dia precisamos suprir nossas necessidades energéticas e nutricionais, necessidades essas que variam de indivíduo para indivíduo.

É preciso contar calorias dos alimentos?

 Resultado de imagem para caloriasResultado de imagem para calorias
Planejar a dieta para que esta forneça quantidades adequadas de energia é muito importante, pois, assim, evitamos excessos ou faltas que podem ser prejudiciais ao organismo. Quando consumimos mais energia do que precisamos, nosso organismo tende a armazená-la, podendo levar ao ganho de peso. Sendo assim, ficar de olho nas calorias dos alimentos é importante, no entanto, mais importante que isso é nos preocuparmos com a qualidade dessas calorias. Alguns alimentos possuem poucas calorias, mas a qualidade dessas calorias muitas vezes é ruim, ou seja, são as famosas “calorias vazias”, aquelas que não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo, apenas induzem o ganho de peso!
Mais importante do que contar calorias é olhar a qualidade nutricional do alimento como um todo. Ficar de olho apenas nas calorias não é um bom parâmetro para dizer se o alimento é saudável ou não. Sendo assim, olhar o rótulo nutricional dos alimentos e, sempre que possível, comparar com produtos similares de outras marcas, é a melhor escolha a se fazer.
Ao escolhermos um produto devemos verificar as quantidades de açúcares, gorduras (principalmente saturadas e trans, que são prejudiciais para nossa saúde), a quantidade de sódio, de fibras, e se possuem vitaminas e minerais. Consultar a lista de ingredientes também é importante, pois assim podemos conferir a composição do alimento e verificar se este possui alguma substância que possa provocar alguma reação adversa.
 Resultado de imagem para calorias

Dica: os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, cereais integrais, dentre outros, oferecem boas quantidade de fibras, vitaminas e minerais, sendo extremamente benéficos para o nosso organismo quando comparados aos alimentos industrializados que, na maioria das vezes, são altamente processados, com grandes quantidades de corantes, estabilizantes, e outras substâncias que são utilizadas para conservação dos produtos.

Jéssica B. Pereira CRN3- 45980/P
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário